Educação especial e educação inclusiva nos novos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil: palavras-chave, contradições e apagamentos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105494Palabras clave:
Deficiência, Inclusão, Educação Infantil, QualidadeResumen
O tema deste artigo diz respeito à presença de crianças pequenas, desde bebês, com deficiência na educação infantil. Seu objetivo é analisar como os Parâmetros de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, homologados pelo Conselho Nacional de Educação, em 2024, apresentam a educação especial e a educação inclusiva. A análise também incidiu sobre documentação correlata do MEC que conduziu o processo, dedicando atenção, no sentido conceituado por Raymond Wiliams (2010), às palavras-chave inclusão e qualidade. O texto se vale dos estudos críticos da deficiência para questionar o modo como os Parâmetros reduzem a educação inclusiva à oferta de serviço especializado. Com base nessa crítica, compartilha exemplos de pesquisas etnográficas que demonstram que no cotidiano da educação infantil emergem estratégias singulares de apropriação do sentido crítico de inclusão, que são contrapontos ao conteúdo predominante nos Parâmetros homologados.
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