Avaliação das crianças na educação e outros processos avaliativos revelados em uma pesquisa.

Autores

  • Fábio Tomaz Alves Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p48

Resumo

O texto a seguir foi produzido a partir dos resultados de uma pesquisa que realizei em nível de mestrado, onde se procurei refletir acerca dos processos de construção da avaliação das crianças nas instituições de educação infantil da RME de Florianópolis. Para tanto, busquei apoio nas bases de dados da ANPEd e da CAPES (2004-2009), na legislação, nos documentos orientadores e nas publicações sobre o tema. Foram pesquisadas 10 instituições da RME de Florianópolis, onde fiz uso dos seguintes recursos metodológicos: análise de documentos; entrevistas semi-estruturadas; aplicação de questionários. A pesquisa evidenciou: preocupação com o estabelecimento de vínculos entre a avaliação das crianças na educação infantil com os processos de ranqueamento da educação; presença de 4 concepções de avaliação (Diagnóstica, Desenvolvimentista e Classificatória; Processual, Formativa e Mediadora; Institucional; Emancipatória); coexistência nas instituições de Educação Infantil da RME de Florianópolis das concepções de Avaliação Diagnóstica, Desenvolvimentista e Classificatória e da Avaliação Processual, Formativa e Mediadora; preponderância dos relatórios de grupos, dos relatórios individuais e dos portfólios sendo usados como instrumentos avaliativos; entendimento de que os processos de avaliação das crianças na Educação Infantil estão em movimento, como um cata-vento, e de que seus elementos estruturais são: a observação, o planejamento, o registro, a análise avaliativa, a socialização da análise e o replanejamento das ações educativas.

Biografia do Autor

Fábio Tomaz Alves, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC

Mestre em Educação desde dezembro de 2011, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Graduado em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar (2002) e Administração Escolar (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, concluiu Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (2007). Atualmente é Supervisor Escolar de um Núcleo de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e Tutor a Distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catar

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Publicado

2012-12-24

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua