A dimensão democrática da elaboração do projeto político-pedagógico na Educação Infantil: relações e especificidades.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p99Resumo
Os anos das décadas de 1980 e 1990, são para a educação brasileira, um importante marco no que diz respeito a reorganização do espaço escolar como ambiente democráticocom vistas à construção de um novo modelo de sociedade baseado na justiça, liberdade e oportunidades de desenvolvimento social para todos. Como consequência deste movimento, a descentralização da gestão escolar traduzida em planejamento participativo ou democrático tem sido, desde as últimas reformas educacionais, alvo de discussões a respeito de sua legitimidade e aplicabilidade. Nas instituições de educação infantil, recentemente reconhecidas como parte integrante da educação considerada básica, esta temática envolve questões ainda mais sensíveis dos pontos de vista organizatório e curricular, dado o contexto histórico de sua implantação, e a falta de unanimidade nos debates sobre os objetivos deste nível de escolarização. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir alguns aspectos relevantes no que diz respeito à gestão educacional democrática no âmbito das instituições de zero à seis anos, enfatizando adimensão participativa da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.O texto traz um breve histórico sobre o surgimento do Projeto Político-Pedagógico e sua finalidade fundamentada pelos estudos de Pimenta, Luce e Medeiros, Gandin, Vasconsellos, e Barroso. Segue propondo algumas reflexões sobre importantes aspectos que diferenciam a educação infantil dos demais níveis educacionais, focalizando as implicações diretas destes fatores na construção participativa do Projeto Político-Pedagógico. O texto encerra situando a singularidade das APP's, enquanto organizações importantes no contexto da descentralização da gestão educacional no âmbito das instituições de ensino de zero à seis anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.