Expansão da pré-escola em instituições com oferta de ensino fundamental: reafirmando o direito das crianças à qualidade

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ariete Brusius Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
  • Claudéria dos Santos Prefeitura Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p339

Resumo

O texto tem como objetivo discutir questões implicadas no direito à educação infantilde qualidade, fragilizado no contexto da universalização da matrícula escolar da pré-escola.Dentre os diferentes arranjos realizados nos sistemas de ensino, a oferta de turmas em escolasantes exclusivamente de ensino fundamental pode por em risco a especificidade da educaçãoinfantil, mas, por outro lado, poderá contribuir para uma articulação entre estas duas etapas daeducação básica, trazendo continuidade aos processos vivenciados pelas crianças. Nossoargumento é no sentido de que o país já dispõe de ordenamento jurídico, orientações oficiais eaportes teóricos suficientes para subsidiar uma expansão da cobertura para a faixa etária dequatro e cinco anos dentro de critérios de qualidade que respeitem o direito a bem viver ostempos de infância para todas as crianças no início da vida escolar.

Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Área de Política e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Integrante do Núcleo de Política e Gestão da Educação.

Ariete Brusius, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Professora da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Integrante de Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFRGS.

Claudéria dos Santos, Prefeitura Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Professora da Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RSEspecialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante de Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2018-10-23