Sala de referência ideal para as crianças e para as profissionais da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p175

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal compreender os anseios e as idealizações das crianças e dos profissionais, em relação ao espaço da sala de referência, na Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu discussões sobre espaço, ambiente e lugar, com ênfase na Educação Infantil. Enquadrou-se nas características do estudo de caso e teve como campo de investigação uma sala de pré-escola II de uma instituição pública em Presidente Prudente (SP). Os sujeitos foram dezoito crianças e três profissionais que atuavam na instituição. O procedimento de recolha de dados foi a observação do espaço, com registro escrito e fotográfico, e a seleção visual. As conclusões apontaram que os anseios das crianças divergem em alguns aspectos dos educadores. Constata-se, também, que as profissionais têm conhecimentos alinhados às concepções apontadas por teóricos que estudam a organização do espaço das instituições de Educação Infantil, porém, esses saberes são pouco materializados na prática.

Biografía del autor/a

Ariadne de Sousa Evangelista, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Tutora do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Polo de Presidente Prudente (SP). Professora Mediadora à distância do curso de Pedagogia da IFSP.

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Publicado

2020-04-24

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua