Sala de referência ideal para as crianças e para as profissionais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p175

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender os anseios e as idealizações das crianças e dos profissionais, em relação ao espaço da sala de referência, na Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu discussões sobre espaço, ambiente e lugar, com ênfase na Educação Infantil. Enquadrou-se nas características do estudo de caso e teve como campo de investigação uma sala de pré-escola II de uma instituição pública em Presidente Prudente (SP). Os sujeitos foram dezoito crianças e três profissionais que atuavam na instituição. O procedimento de recolha de dados foi a observação do espaço, com registro escrito e fotográfico, e a seleção visual. As conclusões apontaram que os anseios das crianças divergem em alguns aspectos dos educadores. Constata-se, também, que as profissionais têm conhecimentos alinhados às concepções apontadas por teóricos que estudam a organização do espaço das instituições de Educação Infantil, porém, esses saberes são pouco materializados na prática.

Biografia do Autor

Ariadne de Sousa Evangelista, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP). Tutora do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Polo de Presidente Prudente (SP). Professora Mediadora à distância do curso de Pedagogia da IFSP.

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2020-04-24

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