Crescendo como filho de imigrante brasileiro nos Estados Unidos da América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73459

Resumo

Este artigo trata dos filhos de imigrantes brasileiros dentro do contexto da “nova segunda geração” de imigrantes nos EUA. Baseando-se em um conjunto de entrevistas em profundidade realizadas com filhos de imigrantes brasileiros, o artigo reflete a análise desse material empírico a partir do diálogo com estudos que tratam da realidade mais geral dos filhos de imigrantes nos Estados Unidos contemporâneo. Notadamente os Estudos de Alejandro Portes e Ruben Rumbaut e de Marcelo e Carola Suárez-Orozco. As análises e diálogos realizados são desenvolvidos em torno de três questões: a trajetória social e de vida de filhos de imigrantes brasileiros nos EUA; as suas experiências escolares nos EUA; e os lugares e papéis de seus pais em suas experiências de crescer como filhos de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos da América. Ao final o artigo propõe as hipóteses de que: (1) “ser filho de imigrante” nos EUA atual é um espaço social a partir do qual muitas crianças vivem a infância dentro desta sociedade; (2) este é um espaço social cujas características proporcionam a essas crianças formas de agenciamento da vida social que estão ligadas justamente a condição de ser “filho de imigrante”.

Biografia do Autor

Antônio Mendes da Costa Braga, Universidade Estadual Paulista, Unesp, SP.

Professor Pesquisador vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), S,P, Brasil. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET-SISu-MEC): PET de Ciências Sociais da FFC, Unesp, SP.

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Publicado

2021-03-12