Um alerta feminista para a educação das crianças pequenas: contra os “rachismos” na infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1515

Palabras clave:

Protesto no Mar, Direitos dos Estados Costeiros, Zona Econômica Exclusiva, Prirazlomnaya

Resumen

O livro organizado por Adriana Alves Silva, Ana Lúcia Goulart de Faria e Daniela Finco, reúne pesquisas que dão visibilidade à luta feminista e ao processo de descolonização na primeira etapa da educação básica, fazendo a interlocução dos Estudos de Gênero e dos Feminismos interseccionados com as questões da Educação Infantil. A obra, dividida em duas partes, apresenta pesquisas com crianças realizadas em creches, pré-escolas e brinquedotecas, bem como traz abordagens sobre desigualdades sociais, racismo, divisão sexual e racial do trabalho, formação de professoras/es, entre outros assuntos que levam à reflexão sobre os feminismos, as masculinidades e a construção da docência na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Vivian Colella Esteves, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Pedagogia (FE/UNICAMP); Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ilhabela – SP/Brasil.

Citas

CAMARGO, Sandra Celso de; SALGADO, Raquel Gonçalves. “Cada um brinca com o que quiser! Isso aí é rachismo!”: infâncias, gêneros e sexualidades em debate na Educação Infantil. In: SILVA, Adriana Alves; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). “Isso aí é rachismo!” Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 25-42, 2019.

INOUE, Laura Tereza de Sá e Benevides. Corporalidades de meninas e meninos na Educação Infantil: normatividade e (re)significações de gênero. In: SILVA, Adriana Alves; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). “Isso aí é rachismo!” Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 61-83, 2019.

MARTINS, Katia Batista; RIBEIRO, Claudia Maria. “As mulheres não pediram por igualdade? Agora têm que aguentar!”: as relações de gênero nos labirintos dos processos educativos. In: SILVA, Adriana Alves; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). “Isso aí é rachismo!” Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 85-104, 2019.

Publicado

2020-12-28