Educação antirracista para crianças pequenas: ideias para começar um novo mundo

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79002

Resumo

Durante a emergência internacional em saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19, que afetou o Brasil a partir de março de 2020, as crianças pequenas que frequentam instituições de educação infantil no país ficaram em casa. Este artigo está dividido em três seções e busca problematizar, a partir desta situação excepcional, temas vinculados à primeira infância e ao antirracismo. Na primeira seção, apresentamos breves considerações sobre a pandemia a partir da observação de alguns documentos oficiais relacionados à educação infantil.; na segunda seção, em defesa da educação infantil que não pode ser feita à distância, apresentamos reflexões sobre como esta concepção pode colaborar para revisarmos a própria compreensão da educação infantil; por fim, na terceira seção, apontamos algumas ações que, se tornadas cotidianas, colaboram com a luta antirracista que devemos travar em nossa sociedade para a construção de um novo mundo, que não precisa esperar pelo fim da pandemia. 

Biografia do Autor

Míghian Danae Ferreira Nunes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB

Departamento de Metodologia da Pesquisa e Estágio Supervisionado da Faculdade de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

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Publicado

2021-01-29