A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785

Palabras clave:

Crianças, Educação de infância, Multimodalidade, Repertórios semióticos multimodais, Multiliteracias

Resumen

O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ac?a?o, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de reperto?rios semio?ticos multimodais e na?o exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal

Biografía del autor/a

Ana Isabel de Domingues, Universidade do Minho

Especialista em Ciências da Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Íris Susana Pires Pereira , Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança. Centro de Investigação em Educação (CIEd).  Instituto de Educação.  Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.

BRUNER, Jerome. The Culture of Education. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1996.

CACHAPUZ, António; SÁ-CHAVES, Idália.; PAIXÃO, Fátima. Saberes básicos de todos os cidadãos no século XXI. Lisboa, Portugal: CNE, 2004.

COMISSÃO EUROPEIA. Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Quadro de referência europeu. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 2007.

COPPLE, Carol; BREDEKAMP, Sue. Basics of developmentally appropriate practice: an introduction for teachers of children 3 to 6. Washington, DC: National Association for the Education of Young Children, 2006.

DOMINGUES, Ana Isabel de Azevedo; PEREIRA, Íris Susana Pires. A teoria da multimodalidade e educação de infância em Portugal. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 26–45, 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/455.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FISHER, Annie. Teaching comprehension and critical literacy: investigating guided reading in three primary classrooms. Literacy, v. 42, n. 1, p. 19–28, 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9345.2008.00477.x.

FLEWITT, Rosie. Multimodal Perspectives on Early Childhood Literacies. In: LARSON, Joanne; MARSH, Jackie (Eds.). The SAGE Handbook of Early Childhood Literacy. London: SAGE, p. 295-310, 2013.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Language as Social Semiotic: The Social Interpretation of Language and Meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HESTERMAN, Sandra. A Contested Space: The Dialogic Intersection of ICT, Multiliteracies, and Early Childhood. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 12, n. 4, p. 349–361, 2011. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.2304/ciec.2011.12.4.349

HESTERMAN, Sandra. Early childhood designs for multiliteracies learning. Australian Journal of Language and Literacy, v. 36, n. 3, p.158-168, 2013.

JANSSEN-VOS, Frea; POMPERT, Bea. Developmental education for young children: Basic development. Developmental Education for Young Children: Concept, Practice and Implementation, p. 41–63, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-007-4617-6_4.

KRESS, Günther. Before Writing: Rethinking the Paths to Literacy. Londres & Nova York: Routledge, 1997.

KRESS, Günther. Multimodality. In: COPE, Bill.; KALANTZIS, Mary. (eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000.

KRESS, Günther. Multimodality. A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. Londres & Nova York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther. Multimodal discourse analysis. In: GEE, James Paul Gee; HANDFORD, Michael. (Eds.). The Routledge Handbook of Discourse Analysis. [s.l.]: Routledge, 2011. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/9780203809068.

https://www.routledgehandbooks.com/doi/10.4324/9780203809068.ch3

KRESS, Günther. Perspectives on making meaning: The differential principles and means of adults and children. In: LARSON, Joanne; MARSH, Jackie (Eds.). The SAGE Handbook of Early Childhood Literacy. 2. ed. Londres: SAGE, p. 329-344, 2013.

KRESS, Günther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London & New York: Routledge, 2006.

MOLL, Luis C.; AMANTI, Cathy; NEFF, Deborah; GONZALEZ, Norma. Funds of Knowledge for Teaching: Using a Qualitative Approach to Connect Homes and Classrooms. Theory Into Practice, v. 21, n. 2, Qualitative Issues in Educational Research (Spring, 1992), p. 132-141, 1992. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1476399

NAREY, Marilyn J. A rationale for visual arts education. In Pennsylvania Department of Education and Riverview Intermediate Unit Six (Ed.), Pennsylvania Crosswalks Framework for Visual Arts. Harrisburg, PA: Pennsylvania Department of Education, 2002.

NAREY, Marilyn J. Making Meaning: Constructing Multimodal Perspectives of Language, Literacy, and Learning through Arts-Based Early Childhood Education. New York: Springer, 2017.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60–93, 1996. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article/66/1/60/31673/A-Pedagogy-of-Multiliteracies-Designing-Social.

PEREIRA, Íris. Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 8, p. 15-32, 2018.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

RINALDI, Carlina. Dialogue with Reggio Emilia: listening, researching and learning. London: Routledge. 2006.

SHERIDAN, Sonja. Pedagogical Quality in Preschool: A Commentary. In: Educational Encounters: Nordic Studies in Early Childhood Didactics. Dordrecht: Springer Netherlands, 2011. p. 223–242. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/978-94-007-1617-9_12.

SILVA, Isabel Lopes; MARQUES, Liliana; MATA, Lourdes; ROSA, Manuela. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2016.

STEIN, Pippa. Multimodal Pedagogies in Diverse Classrooms. Representation, Rights and Resources. Londres: Routledge, 2008.

VYGOTSKY, Lev. Thought and language. Cambridge, MA: MIT Press, 1978.

VYGOTSKY, Lev. Mind in society. The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press. 1978.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Editora Livraria Martins Fontes Ltda. 4a edição brasileira, 1991.

WINNICOT, Donald Woods. A criança e o seu mundo. 6.Ed. Rio de Janeiro: Ltda, 1982.

YELLAND, Nicola; COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Learning by Design: creating pedagogical frameworks for knowledge building in the twenty‐first century. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 36, n. 3, p. 197–213, 2008. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13598660802232597.

YELLAND, Nicola; LEE, Libby; O’ROURKE, Maureen; HARRISON, Cathie. Rethinking learning in early childhood education. England: Open University Press, 2008.

YELLAND, Nicola. Reconceptualising Play and Learning in the Lives of Young Children. Australasian Journal of Early Childhood, v. 36, n. 2, p. 4–12, 2011. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/183693911103600202.

Publicado

2022-10-27

Número

Sección

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos