A comunicação na educação de infância numa perspectiva multimodal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e89785

Mots-clés :

Crianças, Educação de infância, Multimodalidade, Repertórios semióticos multimodais, Multiliteracias

Résumé

O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa-ac?a?o, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria dos multiletramentos, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de reperto?rios semio?ticos multimodais e na?o exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal

Bibliographies de l'auteur

Ana Isabel de Domingues, Universidade do Minho

Especialista em Ciências da Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Íris Susana Pires Pereira , Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança. Centro de Investigação em Educação (CIEd).  Instituto de Educação.  Universidade do Minho. Braga, Portugal.

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Publiée

2022-10-27

Numéro

Rubrique

Dossiê: A arte da pergunta: as crianças como propositoras de sentidos estéticos