A arte da pergunta: a criança como propositora de sentidos estéticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e91434%20

Biografía del autor/a

Alexandre Toaldo Bello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculado à linha de pesquisa Educação, sexualidade e Relações de Gênero do PPGEDU/FACED. Especialista em Educação Infantil (PPGEDU/FACED/UFRGS), Graduado em Educação Física (ESEF/UFRGS). Professor no Centro de Ciências da Educação (CED), Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de educação infantil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violencias - NUVIC/CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9250751163779369). Atuou como Professor dos anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. Na Creche Farancesca Zacaro Faraco da UFRGS atuou como professor na Educação Infantil. Na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul atuou como professor do ensino fundamental.

Carolina Votto Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e Mestrado em Artes Visuais, com ênfase em Teoria e História das Artes Visuais, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011).  Doutorado em Educação com ênfase na linha de Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia da educação, história da arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, filosofia da arte, estética, arte contemporânea, política e linguagem.

George Luiz França

Possui Doutorado em Literatura - Área de Concentração Teoria Literária pela UFSC (2013), Mestrado em Literatura - Área de concentração Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharelado em Letras - Língua Portuguesa e Lit. pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Lit. pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Colégio de Aplicação da UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, crítica literária, modernismo, modernidade e poesia. 

Citas

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. CNE/CEB Nº: 7/2010. Diretrizes Curriculares para Educação Básica. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12992> Acessado em: 07/07/2022.

SANTOS, José Vicente Tavares; NERY, Beatriz Maria Didonet; SIMON, Catia Castilho (orgs) A palavra e o gesto emparedados: a violência na escola. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 1999.

CAMNITZER, Luiz. “Las enseñanzas del profesor COVID”, Disponível em: < https://redplanea.org/las-ensenanzas-del-profesor-covid-carta-de-luis-camnitzer-a-la-comunidad-planea/> Acessado em: 11/06/2021.

Publicado

2022-10-27