O brincar como atividade promotora de qualidade na Educação de Infância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105386

Palabras clave:

Brincar, Crianças, Qualidade, Educação de Infância

Resumen

O brincar como atividade constituinte das crianças é inegável, e provam-no observações diretas em qualquer cenário social, cultural ou geográfico. Esta é uma prerrogativa própria do ser humano, durante a sua vivência da infância. Se olharmos para um parque ao ar livre, ou para um campo de refugiados, para uma sala de jardim de infância em momentos não prescritos de atividade ou para qualquer outro espaço em que as crianças tenham liberdade de escolha, a brincadeira é manifesta; ela constitui a forma mais peculiar de a criança interagir com os outros e com as situações, logo, a presença da mesma no quotidiano do jardim de infância é critério básico de qualidade na educação de infância, contribuindo, substancialmente, para a construção da equidade ao considerar as múltiplas infâncias coexistentes nas instituições educativas. Discutiremos aqui a pertinência do brincar em jardim de infância, tendo como objetivo principal refletir, com suporte teórico e com base na experiência, como tal se conjuga com a identidade própria destes contextos educativos, norteados por finalidades educativas definidas por referenciais legislativos e curriculares, bem como pelas representações sociais que existem face à frequência destes espaços. Procuramos com este texto contribuir para o aprofundamento do estudo sobre o brincar como atividade central na infância, bem como apoiar as profissionais no exercício de práticas reconhecedoras dos direitos das crianças.

Biografía del autor/a

Sara Duarte Souto-Maior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), graduação em Pedagogia Educação Pré Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) , especialização em Metodologia do Ensino: Séries Iniciais (Pré a 4 série), pela UFSC (1997) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de Mídia e Conhecimento (2005). Atualmente é professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Florianópolis - SC, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na UDESC, e Integrante do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD/NAPE (UDESC).Concluiu o estágio científico de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal (2023/2024), sendo orientada pela Professora Doutora Teresa Sarmento. Já atuou como Orientadora Educacional na Rede Municipal de São José- SC, professora colaboradora dos cursos de Pegagogia da UFSC e da UDESC, nas áreas: Didática, Metodologia e Prática de Ensino, e como Líder de Educação Infantil da rede SESI, sendo responsável pelo serviço de Educação Infantil em Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO INFANTIL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Criança, Formação de Professores e Transição

Teresa Sarmento, University of Minho

Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância (1978), tendo prosseguido estudos na Universidade do Minho com a realização da Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (1987) e, posteriormente a realização do Doutoramento em Estudos da Criança (2000), com uma investigação qualitativa em identidades profissionais. Atualmente é Professora Auxiliar no Instituto de Educação ? Universidade do Minho, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à docência na graduação e pós-graduação de professores, bem como à investigação sobre as problemáticas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, da organização escolar e da relação escola-famílias-comunidades. Em termos de metodologias de educação é especialista em métodos biográficos. É Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo, tendo coordenado, a nível da UM, os três processos de acreditação e avaliação dos cursos da formação de educadores de infância (2002, 2005, 2012), os quais ficaram sempre em primeiro lugar a nível nacional. É perita externa em estudos sobre condições de género a nível da União Europeia. Presentemente está a realizar em cooperação os documentos preparatórios do enquadramento jurídico da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe. Os seus estudos estão publicados em múltiplas revistas científicas e livros, a nível nacional e estrangeiro (Brasil, Letónia, Inglaterra, Espanha, Hong Kong).

Elsa Mendanha, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco

Professora do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão, mestre pela Universidade do Minho .

Citas

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Publicado

2025-10-31

Número

Sección

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios