Formação de professores da educação infantil: um paralelo entre as diretrizes nacionais do Brasil e a abordagem Reggio Emília da Itália
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n27p1Résumé
Este artigo faz uma relação entre a formação docente no Brasil e na Itália, abordando questões históricas relevantes e que marcaram a educação em ambos os países. A investigação buscou respostas para a seguinte questão problema: qual a relação entre as diretrizes que orientam a formação de professores da Educação Infantil no Brasil e na abordagem italiana Reggio Emilia? Este estudo consistiu em uma pesquisa documental sendo utilizado como análise documentos de ambos os países. Deram suporte teórico à investigação Kramer (2005); Nóvoa (2002 e 2011); Kishimoto (2002); Tardiff (2010), entre outros. Em torno da abordagem italiana buscou-se fundamento em Gandini (2002) e Edwards (1999). Na análise foram considerados alguns aspectos como, por exemplo: as diretrizes que dão suporte à formação de professores; a importância da formação continuada; a Proposta de Bolonha; os principais aspectos da formação na abordagem Reggio Emilia e as contribuições desta proposta à formação docente e continuada no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação de professores no Brasil e na Itália é similar em alguns aspectos, entretanto apresentam diferenças acentuadas. Ambos os países destacam a importância da formação continuada, embora seja desenvolvida de maneira diferente. Mas foi na formação inicial, que encontramos maiores diferenças.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.