A educação encontra a arte: apontamentos político-pedagógicos sobre direitos e pequena infância

Autores

  • Sandra Regina Simonis Richter Departamento de Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Adriana Alves da Silva Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ana Lúcia Goulart de Faria Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p235

Resumo

Para problematizar a tendência de impor nas pré-escolas, e muitas vezes nas creches, uma pedagogia pautada na lógica escolar, fundada nas ciências da regularidade, voltada ao ensino analítico, centrada na docência e na transmissão de conhecimentos, propomos uma interlocução entre arte, educação e pequeníssima infância. O encontro entre arte e infância favorece a discussão em torno das lacunas na formação do pedagogo(a) que convive com crianças pequenas, principalmente com as pequenininhas, para educá-las muito além do cognitivismo reinante. A partir de filósofos e pensadores interessados na vida e seus transbordamentos, abordamos a imaginação poética, a alegria e a complexidade de aprender, o direito à beleza e à experiência linguageira que emerge do corpo sensível, para reivindicar a emergência política de uma outra Pedagogia da infância. A experiência do corpo sensível e linguageiro, em suas primeiras aprendizagens, evoca uma pedagogia que não separa experiência e saber, corpo e mente, pensamento e ação no mundo. Essa inseparabilidade permite tanto resistir às bases exclusivamente científicas da Pedagogia e seu tecnicismo estrutural – a didática, quanto afirmar a relevância da arte na formação docente em sua potência de aglutinar encontros poéticos, políticos e pedagógicos que garantam o direito pleno à infância e à educação.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter, Departamento de Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Licenciatura em Educação Artística também pela UFRGS. Atualmente é pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Adriana Alves da Silva, Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui doutorado em Educação e mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também fez graduação em Pedagogia. Atualmente é professora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ana Lúcia Goulart de Faria, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Milano-Bicocca (UNIMIB), na Itália. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado na mesma área pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Organização Santamarense de Educação e Cultura (OSEC). Atualmente é docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2017-12-18