Afeto é palavra masculina: experiências de um estagiário da Educação Infantil no recôncavo da Bahia
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p796Résumé
O presente relato traz a experiência acadêmica de um estudante de Pedagogia, em sua atuação no estágio de Educação Infantil na creche, no Recôncavo da Bahia, junto a uma turma de crianças de 2 anos de idade. A narrativa desta vivência contribuiu para uma reflexão sobre a presença de homens em espaços institucionais de educação e, mais especificamente, no cuidado de crianças pequenas. Tais espaços até recentemente eram ocupados quase exclusivamente por mulheres, entretanto, nos últimos anos, é perceptível a presença de um quantitativo maior de homens compartilhando a docência e outros afazeres no interior dessas instituições. Deste modo, discute-se que, apesar da existência de preconceitos, a inserção de homens na Educação Infantil pode representar alterações qualitativamente positivas no processo de interação com os demais adultos e também na educação das crianças.
Références
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
CARVALHO, Marília Pinto de. No coração da sala de aula: gênero e trabalho docente nas séries iniciais. São Paulo: Xamã, 1999.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: <http://www.enem.inep.gov.br/>. Acesso em: 06 mai. 2020.
KUHLMANN Jr., Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 5-18, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02>. Acesso em: 19 set. 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MARTINS, Viviane Lima; SILVA, Júlio Régis da. O professor homem na educação infantil: Um olhar acerca do preconceito. Revista Intraciência, n. 11, p. 01-23, 2016. Disponível em: <http://www.faculdadedoguaruja.edu.br/revista/downloads/edicao112016/Artigo02.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.
SOUZA, José Edilmar de. Homem docência com crianças pequenas: O olhar das crianças de um centro de educação infantil. 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-4232.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
THOMASI, Katia Barroso; VENTURINI, Angela Maria. A feminização na educação infantil: uma questão de gênero. Revista Científica Digital da FAETEC, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2013. Disponível em: <http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php/edutec>. Acesso em: 25 ago. 2020.
VIEIRA, Lívia Maria Fraga. Mal necessário: creches no Departamento Nacional da Criança (1940-1070). Cadernos de Pesquisa, n. 67, p. 3-16, 1988.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
