Infância e deficiência: notas sobre um não-lugar na produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83644

Palavras-chave:

Educação Infantil. Deficiências. Políticas Educacionais. Produção Acadêmica.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da produção acadêmica acerca da intersecção entre educação infantil, crianças pequenas com deficiências e políticas educacionais. Por meio de revisão bibliográfica tomou-se como base, para o levantamento bibliográfico, pesquisas de pós-graduação stricto sensu, artigos publicados em periódicos da área da educação e trabalhos de pesquisa apresentados em associação científica da área, no período de 2000 a 2020. Da análise empreendida, constatou-se um número reduzido de trabalhos que se debruçaram sobre essa intersecção, estando a produção praticamente, em sua totalidade, localizada no campo da educação especial. Desse processo deriva-se a afirmação de que as crianças pequenas com deficiência ocupam um não-lugar na produção acadêmica, situando a discussão de modo apartada e alheia aos debates mais ampliados sobre o direito à educação.

Biografia do Autor

Shirley Silva, Universidade de São Paulo - USP

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação - Professora MS3 - Doutora II. Pós-doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Cursou Doutorado na FEUSP. Especialização e Mestrado foram realizados na UNICAMP. Possui graduação em Pedagogia pela PUC Campinas. Atuou como professora do ensino médio, professora de educação especial e supervisora educacional em rede pública de ensino municipal. Tem atuado em projetos de pesquisa e extensão que vinculem as questões e debates acerca das deficiências às políticas públicas, em especial as desenvolvidas no campo das políticas sociais. As atividades de ensino, pesquisa e extensão têm ênfase nas áreas temáticas da cidadania, políticas públicas, educação e exclusão, educação inclusiva e direitos humanos, cultura e acessibilidade. Membro do Grupo de Trabalho Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais - CLACSO. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas - Diferenças, deficiências e desigualdades - intersecções no campo da educação - CNPq.

Cleber Nelsonde Oliveira Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Licenciado em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), no eixo temático Educação Especial. Realizou especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de São Paulo (2016) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Atualmente ocupa o cargo de Supervisor Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação Especial e Administração de Sistemas Educacionais. Participou de pesquisas de extensão voltadas à área de educação especial, avaliação educacional e políticas públicas, coordenadas por professores do Departamento de Economia e Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil