Educação Infantil e formação de professoras/es: entraves e caminhos para implementação da lei nº 10.639/03

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DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e94429

Mots-clés :

Educação Infantil, Formação de Professoras/es, Lei nº 10.639/03, Educação para as Relações Étnico-raciais

Résumé

O presente texto tem como objetivo discutir apontamentos sobre a formação de professoras/es da educação infantil a fim de compreender sua importância para efetivação da Lei 10.639/03 e suas implicações para as práticas pedagógicas, considerando as perspectivas decolonial e afrocentrada. Será apresentado o recorte de uma pesquisa de mestrado, em que realizamos um grupo focal online (dividido em três encontros/oficinas) com professoras da educação infantil da rede municipal do Recife. Os resultados apontam a urgência em investimento na formação inicial e continuada dos profissionais da educação e na reformulação de currículos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, em consonância com a educação para as relações étnico-raciais e o referido marco legal. Destaca-se a importância de pensar estratégias didáticas e práticas pedagógicas para a educação infantil que busquem promover a positivação da subjetividade das crianças negras, proporcionando às infâncias a valorização da ancestralidade, a escuta qualificada e práticas de afeto.

Bibliographies de l'auteur

Keise Barbosa da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Educadora e pesquisadora das Infâncias e da Educação para as Relações Étnico-raciais. Co-gestora do Ayà mi o já Literatura Afrorreferenciada para Crianças, um projeto que nasceu em 2021, mas que se consolidou em 2022 com o livro Ayà mi o Já! Eu não tenho medo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas coletivas - GEPCOL/UFPE.

Emmanuelle Christine , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora Adjunta da área de Psicologia do Departamento de Educação da UFRPE. Professora da Pós-graduação em Educação, Culturas e identidades (UFRPE/FUNDAJ). Coordenadora adjunta e pesquisadora do NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: primeira infância, abordagens psicogenéticas e sistêmicas sobre o desenvolvimento infantil, desenvolvimento atípico, TEA, educação inclusiva, educação infantil. Possui experiência em Psicologia Escolar, atuando em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio). Na interlocução com a Educação, vem atuando como consultora em Desenvolvimento e Educação na primeira infância, investindo, por exemplo, na formação de profissionais da Educação Infantil. Membro da Rede Pikler Brasil.

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Publiée

2024-08-08