O brincar e o desenvolvimento das noções espaciais na Educação Infantil

Autores

  • Suelene de Rezende e Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rute Cristina Domingos da Palma Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p15

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar quais noções espaciais um grupo de crianças da Educação Infantil mobiliza e manifesta ao brincar da “Caça ao tesouro”. No processo de elaboração, desenvolvimento e análise das noções espaciais mobilizadas e representadas pelas crianças, reportamo-nos, principalmente, aos estudos de Vygotsky, Leontiev e Wallon. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso qualitativo, foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá- MT, que atende a Educação Infantil e o 1º Ciclo. Sendo desenvolvida em uma turma da Educação Infantil com crianças na faixa etária de cinco anos.  Os dados foram produzidos a partir da observação participante, anotações das pesquisadoras e do registro em vídeo que possibilitou captar o movimento das crianças, as falas, expressões, gestos e emoções. Para fins de análise, os dados foram organizados em um episódio, que, por sua vez, foi dividido em quatro cenas, quais sejam: os conhecimentos prévios manifestos, a primeira leitura do mapa, exploração do mapa coletivamente e a procura ao tesouro. A análise dos dados indica que as crianças mobilizaram noções de posição, direção e sentido e, também, ampliaram sua percepção do espaço.

Biografia do Autor

Suelene de Rezende e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação na linha Educação em Ciências e Educação Matemática do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT.

Rute Cristina Domingos da Palma, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2015-03-28

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua