“Você veio olhar a gente ou escrever?”: usos do caderno de campo em pesquisa com crianças numa escola de Educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p389

Resumo

Este artigo tem origem nos capítulos sobre metodologia da tese defendida em 2017 no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em que apresento a etnografia realizada com crianças negras entre 4-5 anos numa turma de educação infantil na escola municipal Malê Debalê. O texto está dividido em três partes, a saber: no primeiro momento, apresento brevemente como se deu a entrada no campo da pesquisa ao qual me debrucei durante mais de um ano letivo; no segundo, falo sobre a unidade de observação escolhida para registrar as ações das crianças na turma e como e quais os instrumentos de coleta de dados escolhidos em interação com as crianças trouxeram contribuições à etnografia realizada. No terceiro momento, aquele que aprofunda o debate exposto no título do artigo, faço uma descrição sobre os usos sociais do caderno de campo por mim e pelas crianças para demonstrar como, em conjunto com as teorias aqui acionadas, o lugar e o modo de fazer a pesquisa produziram os materiais coletados e as análises feitas. Este artigo insere-se assim num debate mais amplo sobre pesquisa com crianças e a participação social destas a partir da sociologia da infância.  


Biografia do Autor

Míghian Danae Ferreira Nunes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB (2003), especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) - São Paulo (2008), Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP (2012) na linha de História da Educação e Historiografia e Doutorado em Educação na área da Sociologia da Educação na FEUSP (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e antirracismo, gênero, estudos sociais da infância, pesquisa com crianças. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada - GRUPEAFRO, da UNILAB, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade Lueji ANkonde, de Angola (GEPEULAN) da Faculdade de Educação da USP e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Atualmente é professora da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, IHLM - Campus dos Malês (UNILAB, São Francisco do Conde, BA) e coordena projeto selecionado no Edital Equidade Racial na Educação Básica - CEERT, 2020.

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Publicado

2019-11-19