Professores homens na Educação Inicial: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p382

Resumo

O artigo trata da atuação de professores do sexo masculino em uma instituição de Educação Inicial da Colômbia e, à luz das teorias de gênero, buscou compreender as representações de masculinidades e feminilidades que emergem da percepção de homens e mulheres sobre a docência masculina nesta etapa educacional. A investigação foi realizada de agosto a dezembro de 2017 e os dados foram produzidos por meio de entrevistas em profundidade com quatro docentes (dois professores e duas professoras). As entrevistas evidenciam que as relações dos professores homens com as crianças são desprovidas de preconceitos ou interdições, no entanto, as análises apontam que o trabalho desses profissionais é distinto daquele realizado pelas professoras e as especificidades de gênero que se constituem no espaço institucional acarretam tensões e ambivalências.

Biografia do Autor

Joaquim Ramos, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como bolsista do CNPq, no Programa de Pós-graduação: Conhecimento, Inclusão Social e Educação, na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação/Doutorado Latino-americano, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia/Bogotá, onde realizou parte dos estudos de doutorado (sanduíche). Na UFMG participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) e compõe a equipe de articulistas do Jornal Pensar a Educação Pensar o Brasil. Graduado em Letras, com especialização em Língua Portuguesa (UNI/BH). Realizou o curso de Mestrado em Educação pela PUC-Minas como bolsista da Fundação Ford, tendo recebido pelo resultado da investigação diploma de premiação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, atuou na Educação Infantil como coordenador e vice-diretor de Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI). Atualmente, é docente na Educação de Jovens e Adultos, na rede municipal de educação de Belo Horizonte e no Ensino Médio, na Secretaria de Estado da Educação de Minas Ger

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

 Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (Graduação e Pós-Graduação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA).

Alexander Ruiz Silva, Universidad Pedagógica Nacional

Doctor en Ciencias Sociales de FLACSO (Argentina). Profesor Titular de la  Universidad Pedagógica Nacional. Investigador en el campo de la formación ético-política.

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Publicado

2020-11-05