O cuidado e educação das (os) bebês em contexto coletivo: a construção da experiência da auxiliar de apoio à educação infantil na interação com bebês e professoras

Autores

  • Laís Caroline Andrade Bitencourt Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Isabel de Oliveira e Silva Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p379

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como a Auxiliar de Apoio à Educação Infantil constrói sua experiência na interação com bebês e professoras, durante as atividades de cuidado e educação em contexto coletivo. Dentre a complexidade de ações que constituem as atividades com bebês no berçário, destacamos as práticas de cuidado. Focalizar tais práticas justifica-se: a) porque o cuidado está no cerne da definição da Educação Infantil; b) na atuação com bebês, as práticas de cuidado têm uma centralidade ainda maior; e c) sendo as ações de apoio às professoras a atribuição das Auxiliares, focalizar tais práticas nos permite compreender os sentidos por elas construídos. O método de construção e instrumento de registro dos dados utilizados foram, respectivamente, a observação participante e o diário de campo. Os resultados permitem identificar elementos da relação entre as Professoras para a Educação Infantil e a Auxiliar de Apoio à Educação Infantil que influenciam a compreensão sobre a indissociabilidade entre as práticas de cuidar e educar bebês em contexto coletivo.

Biografia do Autor

Laís Caroline Andrade Bitencourt, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (UCSal).

Isabel de Oliveira e Silva, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui pós-doutorado na área de Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Pedagogia e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente é professora associada.

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Publicado

2017-12-18