“Parece que estou sonhando tudo isso...”: brincadeira e interações multietárias na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e79932

Resumo

Esse artigo discute a importância das interações entre crianças de diferentes idades no âmbito da Educação Infantil, tomando como objeto de análise a brincadeira no contexto dos agrupamentos multietários do município de Campinas-SP. O objetivo é apresentar um relato realizado a partir da escuta de crianças de 3 a 6 anos de idade durante as interações entre turmas de um Centro de Educação Infantil (CEI), no ano de 2019. A partir das análises apresentadas e das contribuições da Sociologia da Infância, o artigo discute a importância de práticas que rompam com a segmentação das crianças em etapas cronológicas e com a supremacia dos adultos, de modo a favorecer os deslocamentos, as descobertas, os sonhos e os encontros entre professoras e crianças de turmas diversas.

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Secretaria Municipal de Educação de Campinas - SP

É doutora e mestre em Educação pela Unicamp, na linha Educação e História Cultural. Formada em Pedagogia pela mesma universidade, atualmente trabalha como Coordenadora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP. Tem experiência profissional no Ensino Superior, no Fundamental, na Educação Infantil e na formação continuada de professores. É pesquisadora do FOCUS- Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (UNICAMP), do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (UFSCAR) e do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (UNIFESP). Suas pesquisas no âmbito dos Estudos Culturais estão relacionadas com educação do corpo; história das práticas corporais; gênero e diversidades na infância; brinquedo, cores e consumo, temáticas também presentes em suas publicações acerca da formação docente.

Cristiane Degrecci Turrini, Prefeitura Municipal de Campinas

Possui Mestrado em Educação, na área de Educação, Ciência e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Campinas e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias, Produção de Vídeo, Produção de Roteiros com crianças. 

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Publicado

2022-03-21