O cuidado enquanto ética na educação infantil: uma etnografia com bebês em contexto coletivo de educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e90451Palavras-chave:
Etnografia, Bebês, Cuidado, Corpo, Práticas PedagógicasResumo
Este texto tem por objetivo problematizar o cuidado que é vivido em um contexto coletivo de educação de um grupo de bebês, localizado na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Parte-se da premissa de que foi possível identificar, a partir do processo de observações e registros que emergiram no cotidiano, que o cuidado é significado e vivido de modo específico por cada um dos sujeitos envolvidos. A escolha por uma etnografia com bebês foi priorizada por estar revestida como um campo epistemológico, metodológico e ético. Sendo assim, toma-se como base os conceitos que foram anunciados pelos bebês e pelas professoras e que, trazem enunciados para pensar a ética do cuidado entrelaçado aos contextos coletivos de educação, neste caso específico, o cuidado como uma relação social. Os estudos foucaultianos auxiliam a movimentar esse conceito (cuidado) a partir do cuidado-de-si. Constatou-se, a partir da pesquisa, os bebês como sujeitos potentes que interrogam à docência.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF, MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez,2009.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade [recurso eletrônico] tradução Rane Souza. - 1.ed. - São Paulo, Boitempo, 2020.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. A ação social dos bebês a partir da teoria compreensiva de Max Weber. In: TEBET, Gabriela (Org.) Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 49- 63, 2019.
CORAZZA, Sandra. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos I. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
FERREIRA, Maria Manuela; LIMA, Patrícia de Moraes. Infância e Etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes. Florianópolis, SC, 2016.
FERREIRA, Maria Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas, Brasília, DF, 20(41), 103-123, 2014.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GALLO, Silvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. Educação e Filosofia, 22(44), 55-78, 2008.
GIL, José. Monstros. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.
GOTTLIEB, Alma. Tudo começa na outra vida: a cultura dos recém-nascidos no Oeste da África. São Paulo: Editora da Unifesp, 2013.
GUIMARÃES, Célia Maria. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 80-142, set./dez. 2017.
KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda Rezende; PENA, Alexandra. Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e237202, 2020.
LIMA, Patrícia de Moraes. Prefácio In: ABREU, Bárbara Cecília Marques; DORNELLES, Leni Vieira. Bebês como potência de vida: corporeidade e sensorialidade na Educação Infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 15- 18, 2021.
LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco de; PEREIRA, Luíz Miguel. Balbuciar na própria língua para, enfim, escutá-la: Bebês, Babel e geohistórias de um mundo. In: TEBET, Gabriela (Org.) Estudos de bebês e diálogos com a Sociologia. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 541- 567, 2019.
MACÊDO, Lenilda Cordeiro de; DIAS, Adelaide Alves. O cuidado e a educação enquanto práticas indissociáveis na educação infantil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 29, Caxambu, 2006.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 17 nº 49, p. 11-29, junho/2002.
MARANHÃO, Damaris Gomes. O cuidado como elo entre a saúde e a educação: estudo de caso realizado no berçário de uma creche. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de São Paulo: São Paulo, 1998.
MARANHÃO, Damaris Gomes, SARTI, Cynthia Andersen. Cuidado compartilhado: negociações entre famílias e profissionais em uma creche. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 11(22), 257-270, 2007.
MONTENEGRO, Thereza. Educação infantil: a dimensão moral da função de cuidar. Psi. da edu., São Paulo, 20, 1º sem. de 2005, pp. 77-101.
PROUT, Alan. Reconsiderando a nova Sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, set./dez. 2010.
ROSEMBERG, Fulvia. A cidadania dos bebês e os direitos de pais e mães trabalhadoras. In: FINCO, Daniela; GOBBI, Marcia Aparecida; FARIA, Ana Lúcia Goulart (orgs). Creche e feminismo desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica; Associação de Leitura do Brasil – ALB; São Paulo: Fundação Carlos Chagas – FCC, 2015, 188p.
SCHÉRER, René. Infantis Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SCHMITT, Rosinete Valdeci. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2014.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável)da diferença: e se o outro não estivesse aí? {tradução, Giane LESSA}. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro:Wak Editora, 2012. 188p.
SOUSA, Ana Maria Borges de; MIGUEL, Denise Soares; LIMA, Patrícia de Moraes. Módulo I: gestão do cuidado e educação biocêntrica. Florianópolis: UFSC/CED/NUVIC, 2010.
TIRIBA, Lea. Educar e cuidar ou, simplesmente educar? Buscando a teoria para compreender discursos e práticas. GT: Educação da Criança de 0 a 6 anos / n.07. p. 1-17, 2005.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Análises Culturais: Um modo de lidar com histórias que interessam à educação. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II. 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p. 71-90, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.