Care as an ethics in Early Childhood Education: an ethnography with babies in collective context of education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e90451

Keywords:

Etnography, Babies, Care, Body, Pedagogical practices

Abstract

This text aims to problematize the care that is lived in different spheres in a collective context of a babies group education located at Florianópolis City Hall. We start from the premise that it was possible to identify from the observations process and records that emerged day by day, that care is meaning and lived in a very specific way by all the involved subjects.  The choice for an ethnography with babies was prioritized, for being clothed as an epistemological, methodological and ethical field. This way, we will take as a base the concepts that were announced by the babies and the teachers and that, here, bring statements to think intertwined care with collective education contexts, in this specific case, care as a social relation. The folcaultian approach helps us to move this concept (care) from caring for each other. Based on the research, babies were found to be powerful subjects who question teaching.

Author Biographies

Jacira Carla Bosquetti Muniz, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Possui Mestrado (2017) pelo mesmo Programa e Graduação em Pedagogia por esta mesma Universidade (2003). É pesquisadora CNPQ do Núcleo Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas sobre Violências (NUVIC) - desde 2015 e do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância desde 2016. É professora efetiva de Educação Infantil desde 2006 da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Professora do Centro de Educação da UFSC na área Educação e Infância junto ao Curso de Pedagogia.Doutora na área da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal (2014-2015).Em 2016 desenvolveu Estágio Capacitação na FLACSO/Argentina Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC desde 2014 e suas pesquisas convergem para os estudos das infâncias, direitos e violências. Atua na produção de conhecimentos em pesquisa etnográfica com crianças através do Núcleo GEPEI-Cnpq- onde é líder do Grupo desde 2016. No Centro de Educação CED integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC).

Cristina Teodoro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Possui estágio de pós-doutoramento em infância e diferença, pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduação em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta Efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Oficial de Projetos do Setor de Educação da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, responsável pelo Programa Brasil-África: histórias cruzadas e pelos projetos realizados na seara da Educação Infantil e Primeira Infância. Bolsista do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, turma 2007-2010. Tem experiência e interesse nos seguintes temas: educação, identidade étnico-racial; educação e relações étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira; diferença, infância; criança; Educação Infantil, formação docente para a Educação Infantil, currículo e prática docente para a Educação Infantil, no campo da diferença. 

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Published

2022-10-27