Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil

Autores

  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-8712-2654
  • Aline Rodrigues de Souza Sales Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p19

Palavras-chave:

Ensino da Catalogação, Biblioteconomia, Representação descritiva, Catalogação, Currículos e ensino

Resumo

O processo de identificação de elementos descritivos para que diversos tipos de recursos informacionais fossem localizados e acessados, surgiu antes do ensino da mesma. O ensino da Catalogação, nos cursos de bacharelado em Biblioteconomia nas instituições brasileiras é o tema dessa pesquisa. Que teve como objetivo analisar os currículos disponibilizados online pelas universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia, com o intuito de verificar o panorama atual da Catalogação, de forma estrutural. Configura-se como objeto de estudo os currículos disponibilizados online dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas e privadas no Brasil. Foi realizada uma pesquisa documental no site do Cadastro da Educação Superior (e-MEC) para fazer o levantamento das universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia no âmbito público e privado e nos sites dos cursos de Biblioteconomia dessas universidades, visando observar a grade curricular disponível, com o intuito de identificar as disciplinas relacionadas à Catalogação, bem como analisar a carga horária disponível para o ensino, entre as ementas, o conteúdo programático e a bibliografia básica, sobretudo, com os impactos que a Catalogação tem sofrido nos últimos dez anos, com o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A partir dos resultados ficou evidente que a disciplina de Catalogação está presente em todos os currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil, com terminologias distintas em cada instituição, e que a carga horária disponibilizada pelas instituições para o ensino da Catalogação é mínima, geralmente 120 horas. Conclui-se que a formação dos catalogadores nas universidades do Brasil, passa por um momento de mudança em decorrência dos avanços das TIC na Catalogação. Dessa forma, recomenda-se que as escolas de Biblioteconomia reavaliem o ensino da Catalogação, sobremaneira a carga horária disponibilizada ao alcance dos novos conteúdos e sua aplicação nos ambientes informacionais digitais, contemporaneamente, e na prática do bibliotecário no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Ciência da Informação (UNESP)

Coordenador e Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Departamento de Ciência da Informação/UFSCar

Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC)

Aline Rodrigues de Souza Sales, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Biblioteconomia.

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC)

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. 

Referências

BAPTISTA, Dulce Maria. A catalogação como atividade profissional especializada e objeto de ensino universitário. Revista Informação e Informação, Londrina, v.11, n.1, jan./jun. 2006. Disponível em: .Acesso em: 25 jun. 2013.

BARBOSA, Alice Príncipe. Novos rumos da catalogação. Rio de Janeiro: BNG/ Brasilart, 1978.

BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 248, 23 de dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 25 de dez.2013.

CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2006.

CARVALHO, Ana Carolina Lima de. O ensino dos instrumentos da catalogação e a atuação do catalogador em Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

MACHADO, Elisa Campos; HELDE, Rosangela Rocha Von; COUTO, Sabrina Dias do. Ensino de catalogação: da teoria à prática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 100-106, jul. - dez. 2007.

Machado, Helde e Couto (2007

MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 jun. 2013.

MEY, Eliane Serrão Alves; MORENO, Fernanda. Desafios do ensino de catalogação no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE CATALOGAÇÃO- ENACAT. III EEPC,1;3; Rio de Janeiro,2012. Anais... Disponível em:< http://pt.scribd.com/doc/109279226/Desafios-do-ensino-de-catalogacao-no-Brasil>. Acesso em: 25 jun. 2013.

MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Chrisatofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2009.

MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Chrisatofoletti. Considerações teóricas aligeiradas sobre a catalogação e sua aplicação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 125-137, 2010.

MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995.

MODESTO, Fernando. Panorama da catalogação no Brasil: da década de 1930 aos primeiros anos do século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇAO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2007, Brasília. Anais... Brasília, 2007. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/fmodesto/textos/2007PanoramaCatalogacao.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2013.

MOMESSO, Ana Carolina; SILVA, Karina Gama Cubas. As disciplinas de catalogação nos cursos de biblioteconomia. In: I ENCONTRO NACIONAL DE CATALOGADORES, III ENCONTRO DE ESTUDO E PESQUISA EM CATALOGAÇÃO, 1., 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/109279891/As-disciplinas-de-catalogacao-nos-curriculos-dos-cursos-de-Biblioteconomia-brasileiros>. Acesso em: 1 jul 2013.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O ensino de biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.

PEREIRA, Ana Maria. Inquietações sobre o ensino de catalogação. In: ENCONRO NACIONAL DE CATALOGAÇÃO- ENACAT. IV EEPC, 2; 3, Rio de Janeiro, 2013. Anais... Rio de Janeiro, 2013. Disponível em:< http://www.enacat.ufscar.br/index.php/eic-enacat/eic-enacat/paper/viewFile/60/29>. Acesso em: 1 fev. 2014.

SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino da biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009a.

SOUZA, Terezinha Batista de. O ensino da representação descritiva nos cursos da área de ciência da informação no Brasil e Portugal: Estudo Comparativo. 2009. Tese (doutorado Ciências Documentais) – Universidade do Porto, 2009b.

TOLENTINO, Vinicius de Souza. O binômio teoria e prática no ensino de catalogação. In: I ENCONTRO NACIONAL DE CATALOGADORES, III ENCONTRO DE ESTUDO E PESQUISA EM CATALOGAÇÃO, 1., 2., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/109280085/O-binomio-teoria-e-pratica-no-ensino-de-catalogacao>. Acesso em: 1 jul 2013.

Publicado

2016-04-28

Como Citar

CASTRO, Fabiano Ferreira de; SALES, Aline Rodrigues de Souza; SIMIONATO, Ana Carolina. Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 19–32, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n46p19. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos