Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil

Autores

  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) http://orcid.org/0000-0002-8712-2654
  • Aline Rodrigues de Souza Sales Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Ana Carolina Simionato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n46p19

Palavras-chave:

Ensino da Catalogação, Biblioteconomia, Representação descritiva, Catalogação, Currículos e ensino

Resumo

O processo de identificação de elementos descritivos para que diversos tipos de recursos informacionais fossem localizados e acessados, surgiu antes do ensino da mesma. O ensino da Catalogação, nos cursos de bacharelado em Biblioteconomia nas instituições brasileiras é o tema dessa pesquisa. Que teve como objetivo analisar os currículos disponibilizados online pelas universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia, com o intuito de verificar o panorama atual da Catalogação, de forma estrutural. Configura-se como objeto de estudo os currículos disponibilizados online dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas e privadas no Brasil. Foi realizada uma pesquisa documental no site do Cadastro da Educação Superior (e-MEC) para fazer o levantamento das universidades que oferecem o curso de Biblioteconomia no âmbito público e privado e nos sites dos cursos de Biblioteconomia dessas universidades, visando observar a grade curricular disponível, com o intuito de identificar as disciplinas relacionadas à Catalogação, bem como analisar a carga horária disponível para o ensino, entre as ementas, o conteúdo programático e a bibliografia básica, sobretudo, com os impactos que a Catalogação tem sofrido nos últimos dez anos, com o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A partir dos resultados ficou evidente que a disciplina de Catalogação está presente em todos os currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil, com terminologias distintas em cada instituição, e que a carga horária disponibilizada pelas instituições para o ensino da Catalogação é mínima, geralmente 120 horas. Conclui-se que a formação dos catalogadores nas universidades do Brasil, passa por um momento de mudança em decorrência dos avanços das TIC na Catalogação. Dessa forma, recomenda-se que as escolas de Biblioteconomia reavaliem o ensino da Catalogação, sobremaneira a carga horária disponibilizada ao alcance dos novos conteúdos e sua aplicação nos ambientes informacionais digitais, contemporaneamente, e na prática do bibliotecário no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Ciência da Informação (UNESP)

Coordenador e Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Departamento de Ciência da Informação/UFSCar

Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC)

Aline Rodrigues de Souza Sales, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Biblioteconomia.

Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC)

Ana Carolina Simionato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. 

Referências

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

CASTRO, Fabiano Ferreira de; SALES, Aline Rodrigues de Souza; SIMIONATO, Ana Carolina. Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 19–32, 2016. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n46p19. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n46p19. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos