AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Acreditamos que a significação da educação física dentro do currículo escolar, perpassa por um entendimento mais elaborado e planejado da avaliação de seu ensino, sendo esta tomada como um processo contínuo de verificação, tanto para os alunos, quanto para professores. O seu desmerecimento por parte das escolas possui, em seu bojo, a defeituosa avaliação realizada pelos professores dos objetivos de aprendizagem propostos. Em período de prática de ensino e estágio supervisionado, realizado em escola do município do Recife-PE, procurou-se efetuar observações de aulas, documentadas através de relatórios de campo, bem como a regência através da utilização de variados métodos de ensino, ora centrados no treinamento das modalidades esportivas, ora organizados através de métodos criativos de ensino. Constatamos, ao final, que todo o processo de surgimento e ascensão da disciplina dentro da escola trouxe, para a atual prática dos professores, metodologias centradas nos desportos e no tecnicismo prático do “fazer por fazer”. Propomos, então, a utilização de avaliações igualmente práticas, porém, voltadas à produção do conhecimento através de métodos criativos de ensino da educação física, focando a práxis da disciplina e, conseqüentemente, o “pensar a prática”.Downloads
Publicado
2007-04-23
Como Citar
GREENVILLE, Roberta; FERNANDES, Saulo. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 120–138, 2007. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/6473. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Porta Aberta
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).