Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno

Autores

  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Josiel Lopes Valadares Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p88

Resumo

Resultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este meta estudo tem como enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação, há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno no Brasil e em perspectiva comparada.

Biografia do Autor

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Josiel Lopes Valadares, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

Emmendoerfer, M. L., & Valadares, J. L. (2011). Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno. Revista De Ciências Da Administração, 13(30), 88–117. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p88

Edição

Seção

Artigos