Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p88Resumen
Resultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este meta estudo tem como enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação, há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno no Brasil e em perspectiva comparada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El autor transfiere todos los derechos de autor del artículo a la Revista Ciências da Administração, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier medio de publicación, impreso o electrónico, sin que se solicite la autorización previa y necesaria y, si se obtiene, incluirá la inscripción competente y el agradecimiento a la Revista.
Esta obra tiene una licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.