A influência do líder na condução do processo de implementação do planejamento estratégico

Autores

  • Juliane Inês Di Francesco Kich UFSC - Florianópolis - SC
  • Mauricio Fernandes Pereira UFSC - Florianópolis - SC
  • Magnus Luiz Emmendoerfer UFMG - Belo Horizonte - MG
  • Adelcio Machado dos Santos UNISUL - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p122

Resumo

As instituições hospitalares, cada vez mais competitivas, para sobreviverem no mercado estão tendo que adotar ferramentas de administração, entre as quais está a elaboração de um planejamento estratégico. Este trabalho dedica-se a estudar qual a influência do líder na condução do processo de implementação do planejamento estratégico em uma instituição hospitalar pública. A pesquisa foi feita com base no estudo de caso do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com líderes da instituição, através de questões guiadas para fins deste estudo. Percebeu-se que o principal papel do líder na condução do planejamento estratégico é o de motivador, e a delegação de tarefas a pequenos grupos responsáveis por determinadas estratégias, muito auxilia no processo, devido à sobrecarga da liderança de uma instituição complexa como o hospital.

Biografia do Autor

Juliane Inês Di Francesco Kich, UFSC - Florianópolis - SC

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - CPGA/UFSC. Endereço:

Mauricio Fernandes Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerceu funções executivas de Coordenador de Extensão de Departamento de Ciências da Administração, Presidente do Colegiado do Curso de Administração, Chefe de Departamento de Ciências da Administração e cargo de Diretor do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina e Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Participou de mais de 100 eventos no Brasil e no Exterior. Publica constantemente artigos em periódicos especializados, em anais de eventos, capítulos de livros e livros. Já orientou mais de duas centenas de dissertações de Mestrado e trabalhos de conclusão de curso de Graduação. Tem projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq. É palestrante convidado em vários eventos no Brasil. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Administração, nos seguintes temas: Estratégia, Planejamento Estratégico, Mudança Estratégica, Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Magnus Luiz Emmendoerfer, UFMG - Belo Horizonte - MG

Administrador e Mestre em Administração CPGA/UFSC. Cursa Doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela UFMG. Professor Assistente I no Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Adelcio Machado dos Santos, UNISUL - Florianópolis - SC

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Gestão Educacional. Bacharel em Direito. Docente e pesquisador da UNISUL e da UNIVALI. Advogado.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Kich, J. I. D. F., Pereira, M. F., Emmendoerfer, M. L., & Santos, A. M. dos. (2008). A influência do líder na condução do processo de implementação do planejamento estratégico. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 122–146. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p122

Edição

Seção

Artigos