A empresa vista sob a ótica da totalidade

Autores

  • Maurício Fernandes Pereira UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

As organizações estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações radicais no modo de serem gerenciadas. O sucesso para esse impasse está na capacidade que as pessoas têm em aprender a aprender o novo e a desaprender o antigo. Dentro deste contexto, o objetivo central do artigo reveste-se de um caráter especulativo acerca de um novo paradigma que está sendo construído no seio do discurso acadêmico para as organizações. No artigo reina uma defesa do paradigma holístico. Tem-se assim, contudo, a nítida impressão que é só através dessa interpretação que as organizações vão amortecer os abalos sobre si de um mundo competitivo, repleto de incertezas, imprevisibilidades, instabilidades e perplexidades. O artigo tem a preocupação de discutir a complementaridade entre os dois, alertando que o modelo ideal é utópico.

Biografia do Autor

Maurício Fernandes Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto 2 da UFSC, revisor dos seguintes periódicos: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revista Eletrônica de Administração, Revista de Administração de Empresas, Revista do CCEI, Gestão e Regionalidade, Alcance (Itajaí), Revista de Negócios da FURB, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, e Revista de Gestão USP (1809-2276), Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da UNIMEP, Revista Eletrônica de Administração, Santa Lúcia em Revista, Revista de Administração e Inovação, Revista de Administração de Empresas, Revista Eletrônica Unisul, Santa Lúcia em Revista. Membro de corpo editorial da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico/Estratégia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Pereira, M. F. (2000). A empresa vista sob a ótica da totalidade. Revista De Ciências Da Administração, 2(4), 21–30. https://doi.org/10.5007/%x