Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: um estudo de caso no grupo O Boticário

Autores

  • Lúcia Cristina Bonkoski Buffara UTP - Curitiba - PR
  • Maurício Fernandes Pereira UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo aborda a responsabilidade social empresarial focada no conceito do desenvolvimento sustentável. O objetivo proposto consistiu em analisar o posicionamento da empresa O Boticário frente ao desenvolvimento sustentável, com ênfase na responsabilidade social e ambiental, bem como o impacto de suas ações frente à sociedade. O procedimento técnico da pesquisa é classificado como estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada individual, com seis gerentes da organização. A relevância deste trabalho reside na abordagem de um tema de vital importância para o futuro da humanidade, ameaçada pelos despropósitos do próprio homem.

Biografia do Autor

Lúcia Cristina Bonkoski Buffara, UTP - Curitiba - PR

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Economia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maurício Fernandes Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Administração pela UFSC (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1996), doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Atualmente é professor adjunto 2 da UFSC, revisor dos seguintes periódicos: Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revista Eletrônica de Administração, Revista de Administração de Empresas, Revista do CCEI, Gestão e Regionalidade, Alcance (Itajaí), Revista de Negócios da FURB, Revista Contextus, Revista Contemporânea de Economia e Gestão, e Revista de Gestão USP (1809-2276), Revista de Administração Mackenzie, Revista de Administração da UNIMEP, Revista Eletrônica de Administração, Santa Lúcia em Revista, Revista de Administração e Inovação, Revista de Administração de Empresas, Revista Eletrônica Unisul, Santa Lúcia em Revista. Membro de corpo editorial da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico/Estratégia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Buffara, L. C. B., & Pereira, M. F. (2003). Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: um estudo de caso no grupo O Boticário. Revista De Ciências Da Administração, 5(9), 101–116. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>