A comunicação na definição de um sistema de informação: um estudo de caso em um órgão público

Autores

  • Tricia Munari Pereira UFSC - Florianópolis - SC
  • Maria Terezinha Angeloni UNISUL - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo principal deste estudo consistiu em investigar de que forma acontece a comunicação entre os desenvolvedores e os usuários na definição de um Sistema de Informação – SI - no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. A abordagem utilizada foi qualitativa e do tipo: estudo de caso com um enfoque exploratório. A pesquisa contou com a participação de três desenvolvedores e quatro usuários de dois SI. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observação assistemática participante. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa constatam a necessidade de utilização de uma metodologia para a definição do Sistema de Informação. Verificam que a comunicação utilizada na definição do sistema é realizada essencialmente por meio da comunicação verbal e que existem diferenças de percepções e de linguagem na comunicação entre os desenvolvedores e os usuários.

Biografia do Autor

Tricia Munari Pereira, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e especialização em Gestão de Sistemas de Informações pelo Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômico (2001) . Atualmente é da Bolsista/Pesquisador Sem Vínculo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Terezinha Angeloni, UNISUL - Florianópolis - SC

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975), mestrado em Administração - Université Pierre Mendes France (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Administração - Université Pierre Mendes France (1994) nas áreas de concentração de Gestão da Informação e da decisão. Realizou pesquisas com o apoio do CNPq, FUNGRAD e PIBIC nas áreas da decisão e do conhecimento. Criou e coordenou o Núcleo de Estudos em Gestão da Informação, do Conhecimento e da Tecnologia- NEGICT na UFSC. Foi Vice Presidente e Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento- SBGC. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Palestrante nas áreas: gestão do conhecimento, gestão da informação, comunicação organizacional, processo decisório.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

Pereira, T. M., & Angeloni, M. T. (2007). A comunicação na definição de um sistema de informação: um estudo de caso em um órgão público. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 11–33. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos