A influência dos stakeholders no ambiente estratégico de uma cooperativa de crédito: efeitos da munificência

Autores

  • Yeda Maria Pereira Pavão Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Estadual do Paraná-(UEPR) / Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM)
  • Michael Samir Dalfovo Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria Andréa Rocha Escobar Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Federal de Manaus
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p24

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre as estratégias de influência dos stakeholders, o ambiente munificente, e a capacidade de administração dos stakeholders na Viacredi Cooperativa de Crédito de Blumenau / SC. O principal parâmetro teórico e analítico foi obtido nos estudos efetuados por Freeman (1984), Frooman (1999), e Castrogiovanni (1991). A análise documental e de conteúdo foram realizadas por meio de procedimento descritivo-qualitativo,. A unidade de análise foi o nível estratégico (Presidente), tático e operacional. Os resultados obtidos apontam para a comunidade, cooperados, funcionários, instituições financeiras e governo como sendo os stakeholders primários da Viacredi. Outro resultado foi à preocupação da gestão em considerar o ambiente, seja interno ou externo, para a tomada de decisão, visto o ambiente ser identificado como complexo e munificente em termos de abundância de recursos. Conclui-se que há uma relação de interdependência entre os agentes envolvidos no ambiente organizacional da Viacredi.

Biografia do Autor

Yeda Maria Pereira Pavão, Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Estadual do Paraná-(UEPR) / Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM)

Departamento do curso de Administração - Professora Assistente.

Doutoranda PPGA em Administração e Turismo UNIVALI/SC

Michael Samir Dalfovo, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando do PPGA /UNIVALI/SC

Maria Andréa Rocha Escobar, Universidade do Vale do Itajaí e Universidade Federal de Manaus

Doutoranda do PPGA/UNIVALI/SC

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e Coordenador do PPGA/UNIVALI

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

Pavão, Y. M. P., Dalfovo, M. S., Escobar, M. A. R., & Rossetto, C. R. (2012). A influência dos stakeholders no ambiente estratégico de uma cooperativa de crédito: efeitos da munificência. Revista De Ciências Da Administração, 14(34), 24–38. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p24

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)