Redes de aprendizagem: uma proposta metodológica no ensino de acionistas e executivos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n33p25Resumo
Este artigo objetiva analisar a dinâmica de funcionamento das redes de aprendizagem empresarial e os diferenciais dessa prática metodológica para outros modelos de ensino convencionais. A revisão epistemológica das teorias de aprendizagem e da psicologia educacional permitiu identificar o construtivismo coletivo (LAROCHELLE et al., 1998) como a abordagem que mais se aproxima das concepções do ensino no formato de rede. Para entender de que maneira são planejadas e organizadas as redes e suas distinções para outros tipos de cursos direcionados a executivos utilizou-se os métodos de estudo de caso e análise temática. O estudo contribui para evidenciar as diferenças das redes de aprendizagem empresarial, ainda pouco difundidas no Brasil, para os métodos tradicionais de ensino ministrados em curso de pós-graduação abertos ao público e in company para complementação e atualização de aprendizado na função diretiva empresarial.
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