Pessoas, processos e tecnologia na gestão do conhecimento: uma revisão da literatura

Autores

  • Maria Lúcia Corrêa Neves Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PP EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gregório jean Varvakis Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n51p152

Resumo

Esta pesquisa qualitativa foi realizada com o objetivo de analisar a abordagem dos elementos “pessoas, processos e tecnologia” nos estudos acadêmicos de Gestão do conhecimento (GC). A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram analisados estudos relacionados na base de dados Scopus, identificados por abordarem, concomitantemente, GC e os três elementos. Partiu-se do pressuposto que a presença dos elementos “pessoas, processos e tecnologia”, identificada em publicações oriundas de GC e, também, em distintas áreas de pesquisas, sinaliza a sinergia interdisciplinar necessária para a abordagem das complexas questões organizacionais. A pesquisa identificou um conjunto de 70 publicações contendo, concomitantemente, GC e os três elementos. Utilizando diversos filtros, foi identificado um subconjunto de nove publicações para leitura integral e síntese. A análise das publicações permitiu identificar três diferentes categorias de estudos abordando a relação entre os construtos. A pesquisa permitiu as seguintes considerações: (1) os três elementos são, recorrentemente, mencionados nos estudos de GC, sem o aprofundamento que contribuiria para a sinergia entres os distintos saberes que caracterizam os processos de gestão organizacional; e (2) o amadurecimento e consolidação de GC como disciplina, permanecem dependentes da superação da abordagem fragmentada das questões organizacionais.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Corrêa Neves, Programa de Pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PP EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Engenharia Civil pela UFJF (1986). Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2006). Especialização em Marketing - PUC RJ (2002). Especialização em Formação Geral em Administração - USP (1999). Especialização em Controladoria -  UCDB (1996). Participa do NEDECC - Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - UFSC e trabalha com pesquisa na área de Gestão do Conhecimento e suas relações com desenvolvimento humano, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.

Gregório jean Varvakis, Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPEGC da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição - NUCOG. Participante do Núcleo da Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação - ENGIN da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e do LGR - Laboratório de Gestão Responsável.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos