Fontes de financiamento e despesas por categorias econômicas no Ensino Superior: Uma análise comparativa em três Universidades Federais da Região Sul

Autores

  • Alexandre Costa Quintana FURG - Rio Grande - RS
  • Valter Saurin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as principais formas de financiamento do ensino superior nas Universidades Federais da região Sul do Brasil, bem como conhecer a composição dos principais grupos de despesas destas instituições. Para isso foram utilizadas informações relativas às fontes de financiamento destas instituições, que se referem basicamente a recursos do tesouro, de convênios e próprios. Também foram considerados os itens que representam os gastos públicos, que se concentram em despesas de pessoal, custeio e capital. As instituições pesquisadas neste trabalho foram a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a Universidade Federal do Paraná – UFPR. A pesquisa processou-se através da obtenção de dados junto ao Balanço Geral da União e por meio das próprias instituições. Após uma análise comparativa da evolução das informações, relativas às origens e aplicações dos recursos das universidades no período de 2001 a 2003 pode-se concluir que essas instituições são financiadas essencialmente por recursos do governo federal e que aproximadamente 80% dos recursos obtidos são destinados ao pagamento de pessoal.

Biografia do Autor

Alexandre Costa Quintana, FURG - Rio Grande - RS

possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1992) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor assistente da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, editor da Revista Sinergia (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Valter Saurin, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração Pública pela UFSM (1970), graduação em Administração de Empresas pela UFSM (1971), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Politicas e Economicas de Santa Maria (1967), graduação em Ciências Contábeis pela UFSM (1974), mestrado em Administração pela UFRGS (1977) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV - SP (1994). Atualmente é professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Quintana, A. C., & Saurin, V. (2005). Fontes de financiamento e despesas por categorias econômicas no Ensino Superior: Uma análise comparativa em três Universidades Federais da Região Sul. Revista De Ciências Da Administração, 7(13), 49–66. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos