Demonstração de fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado como instrumentos efetivos de gestão financeira: um estudo de caso da eletrosul

Autores

  • Alexandre Costa Quintana FURG - Rio Grande - RS
  • Annelise da Cruz Serafim Zilio UFSC - Florianópolis - SC
  • Valter Saurin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância da Demonstração de Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado como instrumentos efetivos de Gestão Financeira, em função das informações que estes demonstrativos podem fornecer. Para identificar essa afirmativa, foi feita uma análise financeira dos principais demonstrativos financeiros da Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil S.A. – Eletrosul –, e em especial uma análise específica da Demonstração de Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado. Para isso foram obtidas as Demonstrações Contábeis publicadas pela empresa, sendo primeiramente aplicados índices de liquidez sobre o Balanço Patrimonial e posteriormente a realização de uma análise sobre a Demonstração de Fluxo de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado, verificando-se que as informações obtidas no Balanço Patrimonial podem ser melhor detalhadas através da análise dos demonstrativos referidos. Foi constatado, ao final, que as alterações na liquidez da empresa são explicadas pela mudança na forma de utilização dos recursos de caixa realizados pela empresa.

Biografia do Autor

Alexandre Costa Quintana, FURG - Rio Grande - RS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1992) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor assistente da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, editor da Revista Sinergia (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Annelise da Cruz Serafim Zilio, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Valter Saurin, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Administração Pública pela UFSM (1970), graduação em Administração de Empresas pela UFSM (1971), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Politicas e Economicas de Santa Maria (1967), graduação em Ciências Contábeis pela UFSM (1974), mestrado em Administração pela UFRGS (1977) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV - SP (1994). Atualmente é professor adjunto da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Quintana, A. C., Serafim Zilio, A. da C., & Saurin, V. (2003). Demonstração de fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado como instrumentos efetivos de gestão financeira: um estudo de caso da eletrosul. Revista De Ciências Da Administração, 5(10), 43–62. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos