Empresas estatais privatizadas: aspectos básicos do processo de avaliação

Autores

  • Valter Saurin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O trabalho, na primeira parte, apresenta um modelo conceitual para a avaliação de empresas estatais para fins de privatização. Neste modelo busca-se evidenciar a importânciado cálculo do valor de referência, como importante informação para o processo decisório. Na sequência, analisa-se a relação entre os valores calculados e o valor negociado. De acordo com a análise efetuada, os resultados identificam o preço mínimo como o valor relevante, sendo que os demais valores também têm um elevado grau de correlação em relação ao preço de venda a 100% do capital total.

Biografia do Autor

Valter Saurin, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (1970), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1971), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Politicas e Economicas de Santa Maria (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira Corporativa e de Instituições de Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de empresas, ensino de finanças.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Saurin, V. (1999). Empresas estatais privatizadas: aspectos básicos do processo de avaliação. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 9–24. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)