Pessoas, processos e tecnologia na gestão do conhecimento: uma revisão da literatura

Maria Lúcia Corrêa Neves, Gregório jean Varvakis, Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo


Esta pesquisa qualitativa foi realizada com o objetivo de analisar a abordagem dos elementos “pessoas, processos e tecnologia” nos estudos acadêmicos de Gestão do conhecimento (GC). A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram analisados estudos relacionados na base de dados Scopus, identificados por abordarem, concomitantemente, GC e os três elementos. Partiu-se do pressuposto que a presença dos elementos “pessoas, processos e tecnologia”, identificada em publicações oriundas de GC e, também, em distintas áreas de pesquisas, sinaliza a sinergia interdisciplinar necessária para a abordagem das complexas questões organizacionais. A pesquisa identificou um conjunto de 70 publicações contendo, concomitantemente, GC e os três elementos. Utilizando diversos filtros, foi identificado um subconjunto de nove publicações para leitura integral e síntese. A análise das publicações permitiu identificar três diferentes categorias de estudos abordando a relação entre os construtos. A pesquisa permitiu as seguintes considerações: (1) os três elementos são, recorrentemente, mencionados nos estudos de GC, sem o aprofundamento que contribuiria para a sinergia entres os distintos saberes que caracterizam os processos de gestão organizacional; e (2) o amadurecimento e consolidação de GC como disciplina, permanecem dependentes da superação da abordagem fragmentada das questões organizacionais.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Pessoas, processos e tecnologia. Interdisciplinaridade. Gestão

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.