Social roles in education: student-client, teacher-manager-educationalist, teaching-mercantile institution

Authors

  • Cassia Helena Pereira Lima UMP - Londrina - PR
  • Gilberto Braga Pereira UFBA - Salvador - BA
  • Adriane Vieira FEAD - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

The purpose of this paper is to supply subsidies (information) in order to rethink the challenges of the graduate education , especially those of the Business Schools. It is based on the evaluation of roles of the involved social actors in the process of teaching-learning and its expectations in respect to the other actors: the student-customer, the professor-manager-educator and the teaching-mercantile institution. During one year a qualitative research was conducted with students and professors in a broad master’s degree private Graduate School. Analysis of the data content has given evidence about the unclear and confused role of professors and students giving way to conflicts of interests. It also concludes that the social roles established are deeply influenced by the commercial relation of the business of education sometimes colliding with its pedagogical objectives.

Author Biographies

Cassia Helena Pereira Lima, UMP - Londrina - PR

Doutoranda em Letras, linha de pesquisa de Análise do Discurso (UFMG), Mestrado Profissional Em Administração pelo Centro de Gestão Empreendedora - (FEAD, 2005), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC, 2004), especialização em Marketing (FUMEC, 1990), Graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA, 1988). Atualmente é Diretora Adjunta da Faculdade Pitágoras. Ex-Coordenadora e Professora no Curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, Coordenadora e Professora na pós-graduação em Gestão de Negócios no Centro de Gestão Empreendedora. Tem experiência na área de Educação, e participa do grupo de pesquisas atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação social, significado do trabalho, gestão de pessoas, publicidade e propaganda, ensino superior e administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto Braga Pereira, UFBA - Salvador - BA

Mestre em Administração FEAD; área de concentração: Organizações, Mudança e Gestão de Pessoas. Psicólogo, graduado pela PUC-MG, em 1981. Vivência acadêmica (FEAD, IECPUC, FNCESI, IEMG, FUMEC) como professor em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu . Artigos publicados e trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais da área de Administração de Empresas. Consultor de Organizações, sócio-diretor da Núcleo: consultoria e desenvolvimento de pessoas. Aproximadamente 20 anos de experiência em consultoria e gestão em grandes empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Adriane Vieira, FEAD - Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Psicologia pela UFSC (1988), mestrado em Administração pela UFSC (1996) e doutorado em Administração pela UFMG (2001). Atualmente é professor/pesquisador - FEAD - Centro de Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, inovação tecnológica, competências, qualificação, identidade e subjetividade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2006-07-12

How to Cite

Lima, C. H. P., Pereira, G. B., & Vieira, A. (2006). Social roles in education: student-client, teacher-manager-educationalist, teaching-mercantile institution. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 216–241. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

Section

Articles