Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil

Autores/as

  • Cassia Helena Pereira Lima UMP - Londrina - PR
  • Gilberto Braga Pereira UFBA - Salvador - BA
  • Adriane Vieira FEAD - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

O objetivo deste artigo é fornecer subsídios para repensar o desafio da educação superior, especialmente o da pós-graduação na área da Administração, a partir da avaliação dos papéis dos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de suas expectativas em relação aos demais: o aluno-cliente, o professor-gerente-educador e a instituição de ensino-mercantil. Durante um ano realizou-se uma pesquisa qualitativa com alunos e professores de uma pós-graduação lato sensu em uma Instituição de Ensino Superior privada. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo. Constatou-se que, por parte dos corpos docente e discente, há distorções e falta de clareza quanto aos papéis desempenhados por cada elemento, gerando conflitos de interesses e que os papéis socialmente estabelecidos estão profundamente influenciados pela relação comercial do negócio educação, por vezes chocando-se com objetivos pedagógicos da educação.

Biografía del autor/a

Cassia Helena Pereira Lima, UMP - Londrina - PR

Doutoranda em Letras, linha de pesquisa de Análise do Discurso (UFMG), Mestrado Profissional Em Administração pelo Centro de Gestão Empreendedora - (FEAD, 2005), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC, 2004), especialização em Marketing (FUMEC, 1990), Graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA, 1988). Atualmente é Diretora Adjunta da Faculdade Pitágoras. Ex-Coordenadora e Professora no Curso de Comunicação Social da Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, Coordenadora e Professora na pós-graduação em Gestão de Negócios no Centro de Gestão Empreendedora. Tem experiência na área de Educação, e participa do grupo de pesquisas atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação social, significado do trabalho, gestão de pessoas, publicidade e propaganda, ensino superior e administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Gilberto Braga Pereira, UFBA - Salvador - BA

Mestre em Administração FEAD; área de concentração: Organizações, Mudança e Gestão de Pessoas. Psicólogo, graduado pela PUC-MG, em 1981. Vivência acadêmica (FEAD, IECPUC, FNCESI, IEMG, FUMEC) como professor em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu . Artigos publicados e trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais da área de Administração de Empresas. Consultor de Organizações, sócio-diretor da Núcleo: consultoria e desenvolvimento de pessoas. Aproximadamente 20 anos de experiência em consultoria e gestão em grandes empresas.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Adriane Vieira, FEAD - Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Psicologia pela UFSC (1988), mestrado em Administração pela UFSC (1996) e doutorado em Administração pela UFMG (2001). Atualmente é professor/pesquisador - FEAD - Centro de Gestão Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, inovação tecnológica, competências, qualificação, identidade e subjetividade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2006-07-12

Cómo citar

Lima, C. H. P., Pereira, G. B., & Vieira, A. (2006). Papéis sociais no ensino superior: aluno-cliente, professor-gerente-educador, instituição de ensino-mercantil. Revista De Ciencias De La Administración, 8(16), 216–241. https://doi.org/10.5007/%x

Número

Sección

Articulos