Sustentabilidade em Contexto Organizacional: uma análise comparativa de modelos que propõem trajetórias para sua gestão

Autores

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Claudia Bansi Universidade Estadual de Londrina
  • Bárbara Galleli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p91

Resumo

Este artigo, considerando a inexistência de fontes que sintetizam proposições de modelos para a gestão da sustentabilidade em contexto organizacional, depois de identificar cinco modelos, se propõe a compará-los fazendo uso de um quadro referência criado para representar condições ideais de gestão da sustentabilidade nas organizações. Pela análise comparativa foram identificados avanços conceituais, convergências, e fragilidades. Uma das principais constatações denuncia a incompletude dos modelos. À medida que são comparados entre si e com o quadro referência todos demonstraram falhar em algum aspecto basilar para o alcance da sustentabilidade organizacional. Percebeu-se a necessidade de maiores aprofundamentos quando se trata da implantação e operacionalização de modelos de gestão da sustentabilidade nas organizações. Em suma, este estudo permitiu criar informações para a eliminação de fragilidades e para a sugestão de avanços. Isso pode orientar aprimoramentos cabíveis ao desenvolvimento de um framework global unificador das boas experiências para a gestão sistêmica e estrutural da sustentabilidade organizacional.

Biografia do Autor

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas, é vice-coordenador do mestrado em administração e é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade; todos vinculados ao Departamento de Administração da UEL. Desenvolve consultorias e treinamentos na área de gestão por competências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Ana Claudia Bansi, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Participa do grupo de pesquisas ‘Competências, Gestão e Sustentabilidade’. Tem interesses de pesquisa nos seguintes temas: gestão da sustentabilidade nas organizações e gestão por competências.

Bárbara Galleli, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Graduada pela mesma instituição no curso de Administração. Participa do grupo de pesquisas ‘Competências, Gestão e Sustentabilidade’. Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência, e meio-ambiente.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Munck, L., Bansi, A. C., & Galleli, B. (2016). Sustentabilidade em Contexto Organizacional: uma análise comparativa de modelos que propõem trajetórias para sua gestão. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 91–110. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p91

Edição

Seção

Artigos