Sustentabilidade em Contexto Organizacional: uma análise comparativa de modelos que propõem trajetórias para sua gestão

Autores/as

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Claudia Bansi Universidade Estadual de Londrina
  • Bárbara Galleli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p91

Resumen

Este artigo, considerando a inexistência de fontes que sintetizam proposições de modelos para a gestão da sustentabilidade em contexto organizacional, depois de identificar cinco modelos, se propõe a compará-los fazendo uso de um quadro referência criado para representar condições ideais de gestão da sustentabilidade nas organizações. Pela análise comparativa foram identificados avanços conceituais, convergências, e fragilidades. Uma das principais constatações denuncia a incompletude dos modelos. À medida que são comparados entre si e com o quadro referência todos demonstraram falhar em algum aspecto basilar para o alcance da sustentabilidade organizacional. Percebeu-se a necessidade de maiores aprofundamentos quando se trata da implantação e operacionalização de modelos de gestão da sustentabilidade nas organizações. Em suma, este estudo permitiu criar informações para a eliminação de fragilidades e para a sugestão de avanços. Isso pode orientar aprimoramentos cabíveis ao desenvolvimento de um framework global unificador das boas experiências para a gestão sistêmica e estrutural da sustentabilidade organizacional.

Biografía del autor/a

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas, é vice-coordenador do mestrado em administração e é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade; todos vinculados ao Departamento de Administração da UEL. Desenvolve consultorias e treinamentos na área de gestão por competências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Ana Claudia Bansi, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Participa do grupo de pesquisas ‘Competências, Gestão e Sustentabilidade’. Tem interesses de pesquisa nos seguintes temas: gestão da sustentabilidade nas organizações e gestão por competências.

Bárbara Galleli, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações. Graduada pela mesma instituição no curso de Administração. Participa do grupo de pesquisas ‘Competências, Gestão e Sustentabilidade’. Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência, e meio-ambiente.

Publicado

2016-04-25

Cómo citar

Munck, L., Bansi, A. C., & Galleli, B. (2016). Sustentabilidade em Contexto Organizacional: uma análise comparativa de modelos que propõem trajetórias para sua gestão. Revista De Ciencias De La Administración, 1(1), 91–110. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p91

Número

Sección

Articulos