O ecletismo do paradigma da sustentabilidade: construção e análise a partir dos estudos organizacionais

Autores/as

  • Luciano Munck Universidade Estadual de Londrina
  • Rafael Borim de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n29p202

Resumen

Este artigo possui dois objetivos principais: (1) investigar as nuanças que um paradigma da sustentabilidade, como proposição de lente de observação da realidade para os contextos organizacionais deve assumir; e (2) apresentar e definir um paradigma da sustentabilidade, eclético, dialógico e flexível, por meio do qual o desenvolvimento sustentável possa ser assumido como um fenômeno de pesquisa coerente junto aos estudos organizacionais. Realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico. Foi desenvolvido um referencial teórico com o intuito de observar possíveis inter-relações entre algumas discussões sobre o desenvolvimento sustentável e contribuições específicas extraídas dos estudos organizacionais. O paradigma da sustentabilidade, em suma, é concebido pelo estudo da relação entre o desenvolvimento sustentável e os estudos organizacionais, uma vez que compreende o desenvolvimento sustentável como um fenômeno de investigação que importa ao contexto das organizações.

Biografía del autor/a

Luciano Munck, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de administração, com ênfase em recursos humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: alinhamento estratégico, aprendizagem e gestão por competências. Atualmente coordena o mestrado em administração do departamento de administração da UEL. Desenvolve pesquisas e consultorias na área de gestão por competências.

Rafael Borim de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Administração na linha de Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM-UFPR). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá em Consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL) (2010), Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2008) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Tem experiência na área de Administração, com interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: responsabilidade social empresarial, sustentabilidade organizacional, desenvolvimento sustentável, crise ambiental, competências e gestão de competências.

Publicado

2011-04-18

Cómo citar

Munck, L., & Souza, R. B. de. (2011). O ecletismo do paradigma da sustentabilidade: construção e análise a partir dos estudos organizacionais. Revista De Ciencias De La Administración, 13(29), 202–242. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n29p202

Número

Sección

Articulos