Capacidade estratégica de uma empresa calçadista no Brasil: o caso Olympikus
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O objetivo principal do artigo é analisar como oportunidades são identificadas e recursos são mobilizados para conferir a uma indústria tradicional, condições de competir por meio da inovação. Neste estudo são analisadas decisões e ações associadas ao empreendedorismo e a inovação no contexto de uma indústria brasileira de setor tradicional. Avalia-se o ambiente das cadeias globais de produção e, em particular, o comportamento e desempenho da Indústria Calçadista Brasileira nesse contexto. Um estudo de um caso exemplar da indústria calçadista provê a base empírica para a discussão das questões propostas. Analisa-se uma linha de produtos da Calçados Azaléia, uma das principais indústrias calçadistas do Brasil. As evidências baseiam-se em entrevistas conduzidas com executivos da empresa em 2005 e 2006, e dados secundários ilustram a análise sobre o tema, o setor calçadista e a Empresa. Conclui-se que o caso caracteriza-se por assumir uma perspectiva “revolucionária” de competitividade, através do relançamento de um produto que alia inovação tecnológica, qualidade e design, assumindo um novo papel da inovação na gestão e um novo posicionamento estratégico na dinâmica da cadeia de valor.Downloads
Publicado
2007-05-12
Como Citar
Suzin, J., Gonçalo, C. R., & Souza, Y. S. de. (2007). Capacidade estratégica de uma empresa calçadista no Brasil: o caso Olympikus. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 105–122. https://doi.org/10.5007/%x
Edição
Seção
Artigos
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