Conceitos sobre o modelo de campos e armas da competição

Autores

  • Jose Celso Contador UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p147

Resumo

O modelo de Campos e Armas da Competição (CAC) vem sendo publicado como referencial teórico de muitos estudos, porém, de forma fragmentada. Devido ao grau de consolidação que atingiu, é o momento de publicá-lo na íntegra, a fim de lançá-lo à discussão na comunidade científica da área de Estratégia. É um modelo da Teoria da Competitividade validado cientificamente, que, por ser qualitativo e quantitativo, tem vantagens em relação ao modelo de Porter, RBV e Balanced Scorecard. Ele nasceu de uma idéia simples: separar, de acordo com o interesse do cliente, as chamadas vantagens competitivas, distinguindo as que lhe interessam das que não lhe interessam. As primeiras referem-se aos campos da competição, e, as segundas, às armas da competição. Os campos da competição estão relacionados à estratégia competitiva de negócio, e as armas da competição às estratégias competitivas operacionais. Este é o primeiro artigo de uma série de três.

Biografia do Autor

Jose Celso Contador, UNINOVE - Centro Universitário Nove de Julho

Engenheiro (1964) e Doutor em Engenharia (1973) pela USP, Professor Livre-Docente da UNESP (1993), é professor universitário há 40 anos, atuando no campo da Engenharia de Produção e da Administração. Atualmente, dedica-se à docência e pesquisa no Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre Campos e Armas da Competição, tema inserido na Teoria da Competitividade Empresarial. http://lattes.cnpq.br/8042494962969772

Downloads

Publicado

01-01-2008

Como Citar

Contador, J. C. (2008). Conceitos sobre o modelo de campos e armas da competição. Revista De Ciências Da Administração, 10(21), 147–174. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n21p147

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)