Etnomatemática e propostas de ensino: análise a partir de uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100191

Palabras clave:

Etnomatemática, Educação Básica, Propostas de ensino

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar propostas de ensino adotando uma abordagem Etnomatemática em sala de aula e suas interações com diferentes grupos culturais. Foi conduzido uma Revisão Sistemática da Literatura, na qual, resultaram em 72 pesquisas acadêmicas. Utilizando a Análise Textual Discursiva, foram identificadas seis categorias finais: Etnomatemática e desenvolvimento de valores humanos; Etnomatemática por meio de produtos culturais; Etnomatemática e a relação dos saberes escolarizados e não escolarizados; Etnomatemática por meio da cultura laboral; Etnomatemática como método de ensino para a aprendizagem; Etnomatemática como método de pesquisa e ensino. As análises evidenciaram que os autores, ao incentivar os estudantes a reconhecer os diferentes jogos de linguagem e os diversos usos da Matemática em contextos culturais, criam condições para valorizar saberes e práticas. Algumas produções mostram que a pesquisa desempenha um papel central, pois os estudantes assumem o papel de pesquisadores, são motivados a buscar informações, desenvolvendo planejamento, a reflexão, o pensamento coletivo e crítico.

Biografía del autor/a

Scheila da Rosa Rocha Serafim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (2022), Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2004) e Graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002). Atualmente mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da PUCRS e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS).Tem experiência como Professora de Matemática em Nível Fundamental e Médio, experiência como Professora Orientadora deTecnologia Educacional em Nível Fundamental e Médio e experiência como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Criciúma. Atualmente é gestora da EMEB Judite Duarte de Oliveira, em Criciúma-SC, onde é professora efetiva na rede municipal.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez seu Doutorado e Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é Licenciada em Matemática (UFRGS). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora adjunta da Escola Politécnica na PUCRS.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS).

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Publicado

2025-05-15

Número

Sección

Artigos