Etnomatemática e propostas de ensino: análise a partir de uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100191Palabras clave:
Etnomatemática, Educação Básica, Propostas de ensinoResumen
Este artigo tem como objetivo analisar propostas de ensino adotando uma abordagem Etnomatemática em sala de aula e suas interações com diferentes grupos culturais. Foi conduzido uma Revisão Sistemática da Literatura, na qual, resultaram em 72 pesquisas acadêmicas. Utilizando a Análise Textual Discursiva, foram identificadas seis categorias finais: Etnomatemática e desenvolvimento de valores humanos; Etnomatemática por meio de produtos culturais; Etnomatemática e a relação dos saberes escolarizados e não escolarizados; Etnomatemática por meio da cultura laboral; Etnomatemática como método de ensino para a aprendizagem; Etnomatemática como método de pesquisa e ensino. As análises evidenciaram que os autores, ao incentivar os estudantes a reconhecer os diferentes jogos de linguagem e os diversos usos da Matemática em contextos culturais, criam condições para valorizar saberes e práticas. Algumas produções mostram que a pesquisa desempenha um papel central, pois os estudantes assumem o papel de pesquisadores, são motivados a buscar informações, desenvolvendo planejamento, a reflexão, o pensamento coletivo e crítico.
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