Classificações de elementos químicos no século XIX: um resgate histórico-epistemológico na busca por uma correlação entre o peso atômico dos elementos e suas propriedades físico-químicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100533

Palavras-chave:

Sistematização, Peso Atômico, Congresso de Karlsruhe, História da Ciência, Natureza da Ciência

Resumo

O século XIX é permeado por distintas sistematizações dos elementos químicos que evidenciavam a busca por uma correlação entre o peso atômico dos elementos e suas propriedades físico-químicas. Um resgate histórico-epistemológico, ainda que sucinto, de classificações como a de Johann W. Döbereiner (1780-1849) e a sua Lei das Tríades, a de Alexandre E. B. de Chancourtois (1820-1886) e o seu Parafuso Telúrico, a de John A. R. Newlands (1837-1898) e a sua Lei das Oitavas, evidenciam como eram variadas as formas pelas quais os estudiosos buscavam uma classificação para os elementos e como observavam por diferentes perspectivas os parâmetros químicos utilizados nessas classificações. Além disso, esse período, sobretudo vinculado ao Congresso de Karlsruhe, permite compreender a relevância das discussões relacionadas aos procedimentos de determinação do peso atômico, da nomenclatura dos elementos, dos dissensos linguísticos e conceituais relativos a átomos, moléculas, substâncias, entre outros, que permearam a comunidade científica naquele momento.

Biografia do Autor

Cristina Spolti Lorenzetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Física no IFSC câmpus Araranguá, mestre em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e professora de Física da Educação Básica. Realiza pesquisas na linha de Epistemologia e História das Ciências, com foco na história de construção e descoberta da Lei e Tabela Periódica de Mendeleev. É integrante do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências.

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Anabel Cardoso Raicik: Doutora e mestre em Educação Científica e Tecnológica e licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membra colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC).

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Publicado

2025-05-15

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Artigos